Em boa parte dos condomínios o desconhecimento sobre eletricidade e o funcionamento dos painéis elétricos levam o administrador a ignorar a sua existência, uma vez parecerem funcionar adequadamente.
O problema é que as cargas elétricas, principalmente as cargas mais pesadas dos elevadores e das bombas de água, ao encontrar resistência nas conexões, geram movimentação dos componentes e consequentemente afrouxam os parafusos.
Essas folgas nos componentes não somente aumentam o consumo de energia elétrica, que a principio seria o foco desse artigo, como também provoca mau funcionamento dos equipamentos elétricos em geral pela perda de tensão, em casos extremos os parafusos podem se soltar e causar um curto-circuito, as consequências podem ser desde o desligamento de uma chave até o início do foco de um incêndio.
Pelo fato de todo contato e conexão elétricos serem potencialmente propensos a defeitos, os painéis elétricos devem ser alvo de manutenção periódica.
A manutenção em quadros elétricos consiste em:
- Reaperto e inspeção de conexões
- Limpeza e organização
- Medições de temperatura
- Medições de grandezas elétricas
Além do reaperto, os painéis elétricos necessita também ser organizado, tendo identificado seus componentes, a fim de evitar acidentes. Deve também ser protegido contra pessoas desavisadas, sendo identificado com símbolos e avisos adequados.
Normas técnicas:
- NBR 5459 – Manobra e proteção de circuitos
- NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão
Custo x beneficio
Por ser de difícil mensuração da redução de consumo e também ser uma importante ação de segurança, a manutenção dos painéis deve ser uma obrigação em todos os edifícios, comerciais e residenciais. Portanto nesse caso não cabe análise de custo x benefício.
Custo
O custo pode variar em diferentes localidades e depende da quantidade de quadros, tamanho e situação em que se encontram, cabe consultar uma empresa ou profissional eletricista certificado para manutenção desse tipo de instalação.
Fonte: http://estruturalsp.blogspot.com.br/