Neste artigo conversaremos a respeito da relação do eletricista com o CREA, a necessidade de se registrar (tornando-se assim um eletricista credenciado) ou não, quais os benefícios e caso decida tirar o CREA de técnico, como fazer. Leia e aprenda como.
O que é o CREA?
A sigla CREA significa Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, sendo responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia e Meteorologia. Além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio, entre estes, os técnicos de eletricidade e eletrotécnica. É divido por regiões, sendo o maior deles o de São Paulo.
Vantagens de se filiar CREA
Primeiramente devemos atentar que somente o eletricista que tenha feito um curso técnico reconhecido pelo MEC (Ministério da educação) pode se filiar, ou seja, mesmo que a pessoa tenha vários anos de prática, sem o curso não pode fazer. Isso nos leva ao questionamento de que se existem várias pessoas que trabalham a anos sem o registro, para que fazê-lo? Citaremos alguns argumentos para que você reflita a respeito:
- o CREA é uma instituição de renome e diferente de tantas outras, de largo conhecimento e reconhecimento do público em geral. Com isto, ter seu nome ligado a tal instituição serve como um ótimo cartão de apresentação e ajuda a conquistar a confiança do cliente.
- comprova que você é um técnico com curso reconhecido pelo Ministério da Educação e que está exercendo legalmente a profissão.
- algumas empresas exigem para contratação que seja registrado.
- permite que o eletricista emita a ART (Anotação de responsabilidade técnica). pode incluir aqui o artigo de ART
- parcerias com outras instituições, destacando-se a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais) onde são oferecidos benefícios como linhas de créditos especiais, planos de saúde, auxílio pecúlio no caso de falecimento de associados entre outros.
Como fazer o registro no CREA?
Ele é feito online no site do CREA de sua região sendo que existem dois tipos de registro, o provisório, com data de validade determinada e o definitivo, com validade diferenciada. Os documentos necessários são diferente entre eles, aprenda a seguir quais são:
Registro Provisório ou Primeiro Registro
- Diploma de conclusão de curso registrado
- Formulário RRP fornecido pelo CREA e devidamente preenchido
- Cópia do diploma ou certificado reconhecido pelo MEC
- Histórico escolar com informações completas
- RG (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Título de eleitor (original e cópia)
- Certificado militar (original e cópia)
- Comprovante de residência (original e cópia)
- Duas fotos 3×4 atuais
- Cartão de registro provisório
- Certificado de participação no curso de Legislação Profissional para áreas específicas
- Comprovante de pagamento das devidas taxas
Registro Definitivo
- Diploma registrado (original e cópia)
- Requerimento profissional preenchido
- Carteira do CREA de seu estado correspondente
- Demais carteiras emitidas pelo conselho em sua região
- Comprovante de pagamentos de taxas e anuidade
- RG (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Título de eleitor (original e cópia)
- Certificado militar (original e cópia)
- Comprovante de residência (original e cópia)
- Duas fotos 3×4 atuais
Vale a pena o eletricista se filiar ao CREA?
Filiar-se ao CREA acaba por trazer muitos benefícios, apesar de ser necessário o pagamento de uma anuidade. Numa realidade em que o acesso ao estudo é facilitado e a concorrência é cada vez maior, qualquer vantagem é bem-vinda e não deve ser desperdiçada.
Fonte: www.mundodaeletrica.com.br