Noticias

Alumínio versus cobre em projetos de painéis elétricos

Alumínio versus cobre em projetos de painéis elétricos Os requisitos mais onerosos a serem atendidos nos projetos de painéis elétricos e dutos elétricos são:

  • As temperaturas não ultrapassar em operação normal para evitar o envelhecimento precoce;
  • A capacidade de suportar as sobrepressões causadas pelo arco interno;
  • Suportar as forças eletrodinâmicas de curto-circuito agindo nos isoladores e condutores.

A título de exemplo, as forças eletrodinâmicas dependem das distâncias entre fases (D1 na Figura1) e entre os suportes dos isoladores (D2). Com D2 menor, o sistema torna-se mecanicamente mais forte, porém, mais oneroso devido aos maiores gastos com isoladores e montagens. Um barramento com maior seção reta é mais resistente, mas gasta mais cobre ou alumínio. O desafio do projetista é encontrar o ponto ideal considerando o objetivo a ser atingido (mais barato, mais seguro, etc.).

O objetivo deste artigo é comparar aplicações de cobre e de alumínio em painéis e barramentos e mostrar que as simulações de ensaios são úteis para obter produtos usando menos alumínio, cobre e isoladores. Um caso teste é apresentado. O dimensional do painel (Figuras 1 e 2) foi escolhido para representar um produto de tamanho reduzido permitindo avaliar em pequeno laboratório se os resultados das simulações são confiáveis. O tamanho reduzido torna mais severos os aspectos de elevação de temperatura, forças eletrodinâmicas e sobrepressões de arco interno. No caso teste é apresentada uma solução utilizando perfil de alumínio IWBC. Esta solução é comparada com soluções convencionais.

Fonte: http://www.osetoreletrico.com.br