Noticias

Como economizar energia elétrica com o ar-condicionado

como-economizar-energia-elétrica-com-o-ar-condicionado-2O conforto que um aparelho de ar-condicionado proporciona é inquestionável nos dias quentes de verão, seja em casa, seja no trabalho. Mas o que deveria ser um benefício pode trazer uma surpresa não tão agradável no fim do mês.

Você não precisa (e nem deve!) abrir mão desse conforto, mas pode mudar algumas atitudes para fazer diferença no valor final da conta de luz – e de quebra contribuir com o meio ambiente. Sem falar que o bom uso do aparelho aumenta sua vida útil, gerando mais economia a longo prazo.

Você está pensando em comprar um aparelho de ar-condicionado? Já comprou e pretende iniciar a instalação? Ou você já possui um aparelho de ar-condicionado? Independentemente da resposta, a economia é possível em todas elas. Confira abaixo as melhores formas de economizar:

Ar-condicionado e economia de energia: uma combinação que dá certo!

Como economizar energia elétrica na escolha do ar-condicionado

Antes de comprar um aparelho de ar-condicionado, saiba que a escolha certa pode gerar economia de até 40% de gastos com esse aparelho, segundo o engenheiro da Komeco Eder Kuntze. Por isso, fique atento!

Inicie a escolha pelos modelos que tem o Selo Procel de Economia de Energia – uma forma que o governo brasileiro encontrou para indicar aos consumidores quais são os aparelhos mais eficientes e, naturalmente, que economizam mais energia. Os modelos que têm recursos como o timer, onde o aparelho é programado e desliga sozinho, também são uma ótima opção.

Se você utilizará o aparelho por períodos bastante longos, escolha aqueles com a tecnologia Inverter. Esse sistema oferece maior eficiência energética a medida que ajusta o trabalho do compressor conforme a necessidade do ambiente. Se o local precisar de menos refrigeração o consumo será reduzido.

No momento da escolha, avalie o tamanho da sua casa, em qual cômodo ele será instalado e quantas pessoas farão uso. Assim você saberá qual a potência ideal para a sua necessidade.

Dicas para garantir a economia durante a instalação do ar-condicionado

Agora que você já fez a escolha do melhor aparelho, é hora de iniciar a instalação. Você pode pedir ajuda ao técnico para fazer essas mudanças:

Faça a instalação da unidade externa em local com boa circulação de ar, sem bloquear as saídas de ar e onde não bata luz do sol de forma direta – do contrário, ele trabalhará mais desnecessariamente.

No interior da casa, o aparelho deve ser instalado de forma que circule da melhor forma possível no ambiente. Escolha um local onde o fluxo de ar fique paralelo a maior dimensão do local. Evite deixá-lo perto de cortinas, móveis ou cantos de paredes.

Quanto mais alto ele for instalado melhor, já que o ar frio tende a “descer”, ao contrário do ar quente que “sobe”. Você deve lembrar que até poucos anos instalava-se os aparelhos próximo ao chão – o que diminui sua eficiência justamente porque o vento frio não “sobe” para o resto do ambiente.

Aproveite para conferir com o técnico se o termostato está regulado da forma correta evitando frio excessivo e ainda mais gastos, afinal a variação de um grau pode elevar em até 8% o consumo de energia. Vale lembrar que a temperatura considerada agradável para a maioria das pessoas é de 22ºC a 24ºC.

Fonte: http://www.komeco.com.br/