Bastante aguardada por profissionais do setor elétrico, a portaria 51 pode representar um marco na busca por mais segurança nas instalações elétricas.
Publicada no Diário Oficial da União, em 28 de Janeiro de 2014, a Portaria 51 do Inmetro, que institui, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC, a certificação voluntária para instalações elétricas de baixa tensão.
Os requisitos estabelecidos pela citada Portaria se aplicam às instalações de edificações novas e a reformas em edificações existentes, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.), incluindo as pré-fabricadas.
Aplica-se, também, às instalações elétricas em áreas externas às edificações, cobertas ou descobertas; em locais de acampamento (campings), marinas e instalações análogas e instalações de canteiros de obra, feiras, exposições, parques de diversões e outras instalações temporárias.
Como a Quapro está embutida nisto?
A Quapro comprometida com a qualidade de seus produtos e segurança dos usuários, apoia esta iniciativa e aplica todas as Normas Técnicas de Construção e Montagem ABNT-NBR e inova com o novo QGBT e QPD, Quadros Elétricos de Proteção e Distribuição para unidades comerciais, industriais e residenciais.
Modelos com 24, 36, 48 e 60 circuitos de distribuição e proteção, podendo ter circuitos tripolares, bipolares e unipolares. As caixas de montagem podem ser embutidas ou de sobrepor confeccionadas com chapas metálicas de alta resistência, pintadas na cor branca rall 9003 ou cor sugerida pelo cliente. Os barramentos são em cobre eletrolítico banhados a prata com cobertura de borracha isolante termocontrátil. Proteção em policarbonato de 4mm nas partes energizadas e identificação de todos os circuitos elétricos com plaquetas acrílica branca ou preta.