– Maior produtora e exportadora do Brasil no ramo de papeis para embalagens irá receber turbinas a vapor Siemens
– Projeto representa um marco para o setor de papel e celulose, já que as turbinas são consideradas como as de maior potência já vendidas no mundo para este segmento
Comprometida com o desenvolvimento da energia limpa por meio da utilização da biomassa, a Siemens leva solução integrada para projeto de cogeração de energia para o segmento de papel e celulose. A companhia irá fornecer duas turbinas a vapor, modelo SST-800, de 190 megawatts (MW) de potência cada, para a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. O projeto será desenvolvido e coordenado em solo nacional na unidade de turbinas a vapor da Siemens, localizada em Jundiaí – SP, em conjunto com a unidade da Alemanha.
As turbinas Siemens que serão entregues para a empresa são as de maior potência já vendida no mundo para o setor de papel e celulose. Esse fornecimento reforça a presença das soluções e tecnologias da Siemens neste segmento da indústria. Os equipamentos serão instalados no Projeto Puma, nova unidade de celulose da companhia, que será construída em Ortigueira-PR e autossuficiente em geração de energia elétrica.
Francisco Razzolini, diretor de Planejamento, Projetos e Tecnologia da Klabin, explica que a unidade terá capacidade de energia de 270 MW, dos quais 120 serão utilizados para a fábrica, e os 150 MW excedentes. “Como é retirada da biomassa residual do processamento da madeira na fábrica, a energia produzida pela Klabin será limpa, proveniente de fontes renováveis, sem queima de combustíveis fósseis”, complementa.
“A Siemens conta com um amplo portfólio de produtos e soluções voltados aos diversos setores da indústria. A nossa vasta experiência no fornecimento de tecnologias para o mercado e papel e celulose, além do constante investimento em novas tecnologias para o segmento permitem que a empresa atenda esse setor de forma personalizada e de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Acreditamos no potencial de crescimento da indústria e estamos preparados para atender a demanda nacional com soluções completas e integradas”, afirma Mara Gonçalves, responsável pela área de Turbinas da Siemens, voltado para o setor de papel e celulose no Brasil.
Fonte: http://www.siemens.com.br